Bosquinhos

...Um dia também o nosso sonho será uma realidade...

quarta-feira, setembro 13, 2006

A Histeroscopia

Foi mais difícil do que imaginava…Doeu mesmo. Dormi muito mal, estou cheia de dores e com a cabeça a “mil à hora”.
Para a preparação do exame estive a soro e levei uma anestesia intravenosa meia hora antes, depois levei mais uma anestesia no colo do útero.
No início do exame foi encontrado um obstáculo no canal cervical, o médico nem sequer conseguia chegar com a sonda ao útero. Com bastante trabalho, lá descobriu que o canal fazia uma curva acentuada até ao útero, situação pouco comum, mas com bastante esforço conseguiu prosseguir com o exame. Ele falava e explicava o que via à medida que fazia o exame, eu é que nem sempre o ouvia, tal era o sofrimento. Pelo menos numa coisa tirámos as dúvidas, o canal cervical afinal não é impeditivo para gravidez! Boa! Já no útero ele encontrou qualquer coisa que eu não percebi muito bem, perguntou-me se tinha menstruações abundantes e decidiu fazer-me uma biopsia aos tecidos do útero. Isto é que doeu muito muito! Foi uma espécie de aspiração dos tecidos e células do útero que mandou para analisar em laboratório.
Passámos à consulta. Analisando todos os exames que fiz só falta mesmo fazer outro teste pós coito, e uma vez que dentro de cinco dias estou no período de ovulação fazíamos já este mês para não atrasar as coisa – sim, porque esperar mais de um mês só para fazer o teste pós coito, dá-me um treco!!!- O M. quando ouviu aquelas datas, fez uma cara estranha…Acreditam que ele tinha acabado de marcar mais uma viagem de trabalho ao estrangeiro no dia exacto para o teste?! Eu nem queria acreditar!! Vai tentar desmarcar hoje, mas dificilmente consegue, e assim vou ter que esperar mais um mês.
Finalizando, o médico disse-nos que uma vez que está tudo bem no canal cervical e com os outros exames, se o próximo pós coito for positivo, vamos dar um tempo pois a qualquer momento posso engravidar. No entanto se o teste for como o último, passamos para fertilização.
Mas não é tudo, enquanto estávamos a conversar ele foi falando sozinho e preenchia os meus dados numa folha que acompanhava os tecidos da biopsia, que vai para análise em laboratório….Ouvi falar em hiperplasia…Quando cheguei a casa fiz umas pesquisas, claro! Nem queria acreditar no que li! (deixo-vos as definições que encontrei).
Posso estar a sofrer por antecipação, eu sei, mas isto tudo deixou-me com dúvidas. Afinal qual é a causa da minha infertilidade? Afinal já não há razão aparente? E se for inexplicada, quanto tempo vou ter que esperar até que me confirmem? E o resto?! Tudo?! Só daqui a 15 dias é que tenho o resultado da biopsia…o teste pós coito só é feito se o M. puder, claro. Ainda não sei nada, parece que voltei à casa de partida deste jogo do tormento…Resta-me esperar, esperar, esperar.

Hiperplasia do endométrio - Um crescimento excessivo do revestimento uterino (endométrio). Pode provocar hemorragia menstrual anómala e pode tornar-se pré-canceroso.
Hiperplasia - Crescimento de tecidos através da multiplicação excessiva das células. A multiplicação anómala pode por vezes conduzir a degeneração maligna

14 Comments:

  • At 13/9/06 09:57, Anonymous Anónimo said…

    Linda gostava de te poder aliviar toda essa preocupação... mas tenta não sofrer em antecipação (sei que é quase impossivel). Daqui a 15 dias cá estarei para saber o resultado do exame. Vou rezar a todos os santinhos para te darem uma boa notícia! Beijinhos grandes!

     
  • At 13/9/06 10:39, Blogger Xana said…

    Calma!! não sofras por antecipição....
    eu sei que é dificil mas abstrai-te, ok?? Não procures respostas para tudo
    beijocas
    tica

     
  • At 13/9/06 11:47, Blogger Alexandra said…

    Deve ser tão dificil, espero que o M. consiga trocar a bendita viagem, é preciso ter galo (desculpa a expressão) a ti só posso dizer que um dia vais conseguir e tudo isto vai pertencer ao passado e o vosso amor será GRANDE.

    Um beijinho se ajudar a aliviar a pressão

     
  • At 13/9/06 12:49, Blogger Angela said…

    Tenta não pensar nisso, faz como a avestruz, põe a cabeça enfiada na areia, às vezes é a melhor opção!!!
    Estamos todas a torcer para que não seja nada.
    Um beijinho grande

     
  • At 13/9/06 13:55, Blogger Mara said…

    A nossa curisidade para saber das coisas às vezes só nos prejudica, ficamos a saber o que não queremos e depois andamos com a cabecita a mil à hora.As vezes mais vale não sabermos tantas coisas.
    Estou a torcer para que esteja td bem.
    Beijokinhas

     
  • At 13/9/06 16:21, Blogger Norita said…

    Tentar ter calma, vais ver que tudo se vai resolver e que vais ter boas notícias. Beijinhos

     
  • At 13/9/06 17:44, Blogger *CC* # *Ruca* said…

    Olá, miga!!!

    Não vamos stressar antes do tempo, pensamento positivo, ok?

    Estou a torcer muito, muito por ti, vais ver q tudo n passou de um susto.

    Beijocas cheias de mimos e com muita força especialmente para ti.
    CC

     
  • At 13/9/06 18:52, Blogger Musa said…

    Toda a gent eme dizia que não custava nada e a mim a histeroscopia tb me doeu horrores! Segundo o médico por ter um útero mnto rígido devido à endometriose... Enfim, espero que recebas boas notícias do laboratório e que não seja nada disso. Vou ficar a torcer!
    Beijinhos grandes,
    Musa

     
  • At 13/9/06 22:16, Blogger Bem Me Queres said…

    Amiga, eu sei que te peço o impossível, mas tenta não sofrer por antecipação. Mta força e, acima de tudo, mta esperança no futuro.
    Bjs doces
    Cláudia

     
  • At 13/9/06 22:17, Blogger rute28 said…

    Amiga vamos ter calma , deixa vir o resultado dos exames ,olha eu não gosto de relatar caso dos outros mas tenho uma amiga proxima que tambem tinha esse tipo de problema mas a ela foram-lhe indicados estimulantes para ovular ela engravidou teve sempre coagulos ao longo da gravidez que foi muito vigiada e D nasceu e já tem 3 anos, claro que a minha amiga é bastante vigiada , mas está tudo bem!!Não sei se ajudei...
    bjs

     
  • At 14/9/06 03:27, Blogger Smas said…

    E eu o que te digo? QUe tenhas calma? ~Sei que se fosse comigo também não descansava enquanto não tivesse certezas... olha, tenta ocupar-te de modo a que o tempo passe mais rápido e penses menos no assunto (nem sei se tal é possível, mas tens de tentar).
    Sabes que a ansiedade também é uma grande inimiga quando se tenta engravidar? Foi a minha única inimiga.
    Bjs

     
  • At 14/9/06 08:29, Blogger Dina said…

    a minha biopsia fiz com o Dr.Paulo e doeu um pouco mas pouquito...tambem o Dr. tem mãos de ouro...diz quem o conhece. Mas esta biopsia e importante para despistar esses tipo de problemas não quer dizer que os tenhas. e não vais ter se deus quiser. beijinhos

     
  • At 14/9/06 10:23, Blogger Kitty said…

    Espero que hoje já te sintas um bocadinho melhor.
    Estou a torcer para que tenhas as melhores notícias em relação à biópsia.
    Beijinho grande

     
  • At 14/9/06 11:39, Blogger Anna72 said…

    Oh amiga, compreendo todos os teus receios e dúvidas. Parece que andamos no fio da navalha.

    Mas tenta não sofrer por antecipação, não adianta nada e só te desgastas.

    Espero que não seja nada.

    Uma beijoca grande.

     

Enviar um comentário

<< Home